Sendo o maior cânion em extensão no Sul do Brasil, com todos seus paredões e sua borda leste em território Mampitubense, o complexo do Josafaz demonstra no RIC22 mais 2 cânions de grande interesse para canionistas de todo o mundo, sendo o cânion garganta do Silveirão e Cânion do Átila. Os quais durante o evento receberam visitantes da Suíça, França, Espanha e Portugal. Com isso, o município se tornou um ponto referencial na prática de canionismo comercial na região dos cânions, abrindo aos praticantes a possibilidade do desenvolvimento da atividade com empresas parceiras que operam no território.
“Esportistas do segmento já estão procurando o cânion Garganta do Silveirão e do Átila para realização da prática, a qual se encontra aberta, mediante agendamento com a fazenda, resultado este que destaca a importância entre a parceria público-privada do proprietário e organização do vento. Com esta demanda, um novo nicho de mercado surge movimentando o setor turístico do município”, explicou o Secretário de Turismo, Vilson José do Nascimento Junior.
Desta forma, o evento se tornou um marco na região por seu complexo de cânions distribuídos nos municípios de Bom Jardim da Serra/SC, Cambará do Sul/RS, Jacinto Machado/SC, Lauro Muller/SC, Mampituba/RS, Maquiné/RS, Morrinhos do Sul/RS, Praia Grande/SC e Três Forquilhas/RS.