O Campeonato Municipal de Mampituba 2018 – Taça Élio de Farias Matos terá uma final inédita entre as equipes São Luiz e Cruz de Malta, que se classificaram para a grande final em dois jogos emocionantes que aconteceram neste final de semana. No sábado o Cruz de Malta garantiu a vaga em empatar fora de casa em 2×2 com a equipe do Cruzeiro em Roça da Estância, vantagem obtida após a vitória no jogo de ida por 2×0. Mesmo desfalcado de seu principal atleta Joel Bertoti que cumpria suspensão, o Cruzeiro lutou até o final e buscou o empate após estar duas vezes em desvantagem no placar. Os gols do Cruzeiro foram marcados por Géferson e Ricardo. Os gols cruzmaltinos foram marcados por Dênis e Éverton Boff, embora a arbitragem tenha anotado os dois gols para Dênis.
O adversário do Cruz de Malta foi definido no domingo em Alto Rio de Dentro onde o São Luís garantiu a vaga nas cobranças de penalidades após vencer no tempo normal revertendo a vantagem do São Paulo que jogava pelo empate, fruto da vitória são paulina no confronto de ida por 6×1. O São Paulo abriu o placar no início do primeiro tempo com Moisés cobrando pênalti, mas o São Luís conseguiu a virada com gols de Fábio e Dodi. Quando a vitória parecia estar garantida Márcio empatou novamente para o São Paulo, porém poucos minutos depois um novo pênalti cobrado por Fábio garantiu a vitória aos donos da casa por 3×2, resultado que levou a definição do finalista para as cobranças de penalidades. O São Luiz garantiu a vaga nos pênaltis com uma vitória de 3×1 onde a equipe de Roça da Estância desperdiçou três cobranças e assim garantiu a equipe de Alto Rio de Dentro a sua segunda final consecutiva e a chance de defender o título em casa contra o Cruz de Malta.
Cruz de Malta x São Paulo decidem nos aspirantes
O Cruz de Malta se classificou também para a decisão da Categoria Aspirantes ao eliminar o Florestal (campeão em 2017) nas cobranças de penalidades na tarde de sábado em Roça da Estância. Após perder no tempo normal por 2×0 com os dois gols marcados pelo atacante Maik. Nos pênaltis o Cruz de Malta venceu por 4×3. O adversário do clube da Sede será o São Paulo que no domingo eliminou o São Luís por 1×0 com gol do atleta Gasolina, mesmo resultado da partida de ida, garantida assim mais uma final para a equipe de Roça da Estância, o maior campeão da categoria com 07 títulos.
Artilharia
Quatro atletas dividem a artilharia na Categoria Titulares com seis gols marcados cada um: Lucas do São Luis; Dênis do Cruz de Malta, além de Mauricinho do São Paulo e de Lucas do Cruzeiro que já não disputam mais a competição. Éverton Boff do Cruz de Malta com 04 gols marcados é o mais próximo dos principais artilheiros que continua na briga. Nos aspirantes o goleador é Maik do Florestal com 06 gols anotados na categoria.
Finais começam dia 14 de outubro
As finais começam no dia 14 de outubro no Estádio Afonso Bedinot com as seguintes partidas: ”Cruz de Malta x São Paulo” nos Aspirantes e ”Cruz de Malta x São Luís” na categoria Titulares. A grande final acontece dia 21 de outubro em Alto Rio de Dentro.