Cada vez mais popular, a Pitaia vem ganhando espaço nas lavouras de Mampituba. A fruta que vem sendo cultivada nos vales do município, está se tornando uma das principais fontes de renda de muitos produtores. Na comunidade de Costãozinho, onde se encontra a maior área de cultivo da fruta, foi celebrado no dia 26 de janeiro a Abertura da Colheita da Pitaia no município. Respeitando as normas de distanciamento para prevenção do coronavírus, estiveram no local o Prefeito municipal Pedro Juarez, a Secretária de Administração Raquel Pacheco, o Secretário de Agricultura João Lopes e o Secretário de Turismo Júnior Nascimento.
“É uma fruta que vem ganhando espaço no mercado e oportunidade de venda para os nossos produtores, em um pedaço de terra. Fico contente de estar aqui participando dessa aberta, e também nos colocando à disposição, enquanto prefeitura e secretaria, para apoiar os agricultores no que precisar”, destacou o prefeito.
De acordo com o Secretário de Turismo, a produção da Pitaia possui grande potencial para colaborar no desenvolvimento do turismo rural. Setor que será um dos principais objetivos para desenvolver Turismo em Mampituba.
A cerimônia aconteceu na propriedade de Jorge Martins Cardoso e Marilene Bedinot Cardoso, na comunidade de Costãozinho. O evento foi organizado em parceria com as Secretarias de Turismo e Agricultura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.
“Fica aqui o convite para que que busquem conhecer o Roteiro Vale das Pitaias, os turistas, moradores do município, que conheçam esse roteiro turístico”, finalizou o prefeito.
Vale das Pitaias
Na ocasião também foi apresentado o Roteiro Vale das Pitaias. O projeto foi desenvolvido pela turismóloga, Equeniamara de Matos. Morada da comunidade de Costãozinho, ela escolheu a localidade para desenvolver tal projeto devido ao conhecimento da área e acreditar no potencial turístico da região e município.
O roteiro tem como objetivo desenvolver a região e torná-la conhecida no cenário do Turismo Rural.