Mampituba dará inicio a grupo de apoio para familiares de dependentes químicos

0
1506

Nos últimos anos, tem-se observado no município de Mampituba um aumento no número de casos de dependentes químicos (álcool e outras drogas), fato que ocorre não somente neste município, mas em todo Brasil, onde pode-se observar também o aumento do acesso de jovens e adolescentes à bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas, como maconha, crack e cocaína, por exemplo. A dependência química está classificada entre os transtornos psiquiátricos, sendo considerada um doença crônica, que pode ser tratada e controlada.

Tendo em vista este panorama, a Secretaria Municipal de Saúde de Mampituba tem se preocupado em oferecer tratamento à população. O Município conta com Ambulatório de Saúde Mental composto por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social e enfermeiros qualificados para o atendimento em dependência química.  Pensando em uma forma de ajudar o dependente químico e seus familiares, terá início na Unidade de Saúde do Centro, um Grupo de Apoio Familiar. O grupo terá início no dia 07 de novembro de 2018, às 13 horas com duração de 1 hora. Os encontros acontecerão sempre às quartas-feiras no mesmo horário e não será necessária inscrição antecipada.

O objetivo do grupo é prestar auxílio a familiares de dependentes de álcool e outras drogas sobre como lidar com a doença, entendendo que a família se torna co-dependente e também precisa de cuidados. O grupo é aberto e os familiares poderão participar independente de o paciente estar ou não em tratamento. Qualquer dependência química é destrutiva. Nela resiste os medos e as fraquezas do dependente e a dor de uma família inteira