41ª Romaria da Terra provoca reflexões sobre os direitos das mulheres

0
1397

Mampituba recebeu entre os dias 11 e 13 de fevereiro o 13º Acampamento da Juventude e a 41ª Romaria da Terra do RS. No Acampamento cerca de 400 jovens estiveram debatendo temas que refletem diretamente na vida dos jovens, como a atual situação política, econômica, social e, especialmente, a violência no campo e na cidade.

Também o tema da Romaria da Terra, “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade” provocou profundas reflexões sobre a urgente necessidade de superar a desigualdade de gêneros.

Na 41ª Romaria da Terra do RS, na terça-feira de carnaval, 13, contou com aproximadamente 8 mil romeiras e romeiros das várias regiões do RS, participando com muito entusiasmo. Muitos chegaram a expressar que a Diocese de Osório, por meio das suas lideranças e, especialmente, as comunidades da Paróquia de Mampituba e Morrinhos do Sul, organizou uma Romaria da Terra que marcará significativamente quem dela participou e foi reconhecida como uma das Romarias mais organizadas e receptivas da história das Romarias.

A 42ª edição, na terça-feira de carnaval de 2019 será sediada na Diocese de Uruguaiana, em cidade a ser definida ainda.